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Atividades

Capoeira

A capoeira estimula a criança física e psicologicamente, Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente. Ao estimular a percepção da criança, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações, as quais são muito importantes nessa fase em que a criança está em pleno processo de construção do conhecimento sobre si mesma e do mundo que a rodeia.

As crianças aprendem a Capoeira brincando, a melhor maneira de manter uma criança em movimento constante. Nas suas brincadeiras a criança mantém contato com pessoas e coisas, armazenam na sua memória, estuda causas e efeitos, resolve problemas, constrói um vocabulário útil, aprende a controlar suas reações emocionais centralizadas em si mesmas e adapta suas condutas aos hábitos culturais do seu grupo social. Brincar é, portanto, fundamental para um desenvolvimento pleno do ser humano.

Através dessas brincadeiras presentes no ensino da Capoeira para crianças, se favorece a coordenação motora, o campo visual, a criatividade, autoestima, automatização de movimentos e educa as crianças na administração do tempo e espaço dentro de um movimento. O resultado é uma criança mais desinibida e com mais segurança.

1. No que se refere aos aspectos físicos, esse esporte oferece às crianças:

  • Resistência aeróbica e anaeróbica;
  • Velocidade;
  • Flexibilidade;
  • Resistência muscular;
  • Aumento de dos reflexos;
  • Força e agilidade;
  • Equilíbrio, coordenação e ritmo;
  • Tempo de reação simples e complexo;
  • Mais capacidade cardiorrespiratória.

2. No que se refere aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula algumas qualidades das crianças:

  • A atenção e percepção;
  • A criatividade;
  • O autocontrole e astúcia;
  • A cooperação e o sentido de sociedade;
  • A disciplina e o respeito;
  • Segurança em si mesma.

Outra vantagem da Capoeira para a criança é que não gera nenhuma frustração com relação à competição, pois o objetivo a ser alcançado é sempre o da auto-superação e não da superação sobre os demais companheiros.

Musicalização infantil

O desenvolvimento de uma aula de musicalização infantil seja para bebês ou crianças maiores tem o objetivo de estimular o exercício sensível e cognitivo, dando brechas para a criatividade. As aulas devem levar em consideração a aplicação de atividades práticas, lúdicas e divertidas que envolva um grupo de crianças com o canto, o movimento corporal, improvisação, brincadeiras e a própria execução musical através de cantigas, canções de ninar, música erudita e outras composições que respeitem o desenvolvimento tanto físico quanto mental da criança. Os exercícios praticados podem ser acompanhados de objetos interativos como instrumentos de percussão, cordas, bambolês, bolas, tecidos de texturas diferentes, dentre outros. Mais do que reservar um tempo para a prática dessas atividades indica-se também que seja separado um período para relaxamento e socialização entre as crianças.

A criança, para se desenvolver musicalmente, precisa ter, mesmo antes do nascimento, indícios de que se encontra em um ambiente confortável e seguro, em que as pessoas à sua volta lhe deem atenção e respondam às suas necessidades que ultrapassam as barreiras do físico e atingem também o emocional e intelectual. O estímulo às conexões cerebrais está diretamente ligado às atividades e brincadeiras que os pais, desde cedo, desenvolvem como as canções para brincar e dormir, leitura de histórias e também a prática do carinho e muito amor que são unidades básicas para a formação de qualquer ser humano. É extremamente importante que essa atenção inicial seja dada para que, no futuro, a criança se desenvolva de forma integral e saudável.

De maneira mais técnica, as atividades que podem ser praticadas em aulas de musicalização para crianças são:

  • Jogos;
  • Ciranda;
  • Brincadeiras sonoras;
  • Relacionar a música com o movimento corporal;
  • Desenvolvimento da memória musical incluindo a identificação dos ritmos e melodias de cada canção;
  • Uso instrumentos musicais para expressão pessoal e emocional (não é necessário domínio de nenhum instrumento);
  • Explorar o gosto musical de cada criança ampliando o ambiente democrático;
  • Incentivar o canto e treinamento da voz elevando assim a auto-estima de cada uma;
  • Ampliar a percepção através da mistura dos sentidos (tato, audição e visual);
  • Relacionar conceitos importantes à prática musical como a reutilização de sucata para a criação de instrumentos musicais recicláveis e ampliação do dicionário mental através de contos e letras de músicas.

Educação física

Na educação infantil é importante disponibilizar o maior número de experiências possíveis, apresentando um novo mundo. Nesse mundo, a criança começa a se relacionar com um meio social e físico, ajudando no desenvolvimento. Para estimular o intelecto e o físico é preciso que pessoas mais experientes ofereçam desafios cada vez mais difíceis. A educação física consegue isso de uma forma muito prazerosa através de jogos, brincadeiras e esportes. A educação física na infância é muito importante, pois há um desenvolvimento motor, cognitivo e sócio afetivo, pontos que são importantes para uma convivência na sociedade.

Com as brincadeiras, a criança estimula a imaginação, aprende a respeitar as regras, etc. Esses estímulos podem fazer a criança se desenvolver de uma forma mais acelerada. A partir de brincadeiras e jogos podemos aprimorar as capacidades físicas básicas como saltar, correr, arremessar, pular, subir. O cognitivo como lógica, situações em que os professores colocam os alunos para que eles achem a solução e a parte afetiva, como trabalhar em equipe, saber lidar com uma situação desagradável e estressante.

Os principais objetivos da atividade física infantil são:

  • O domínio do controle corporal;
  • Diferenciar cada parte do corpo através do movimento;
  • Noção de espaço e tempo;
  • Melhorar o desempenho em atividades de força, resistência, flexibilidade e velocidade;
  • Cooperação em atividades de grupo.

Judô

Especificamente em idade pré-escolar, as crianças estão descobrindo o mundo, seu corpo e suas capacidades. Nesta idade é muito importante a estimulação psicomotora da criança. Através do judô a criança pode experimentar movimentos novos e diferentes; pode melhorar a coordenação motora; consegue ter um domínio corporal melhor para executar os movimentos e consegue ampliar o seu "acervo" motor com essas experiências.

Essa possibilidade de conhecer novos movimentos, melhorar a coordenação e explorar o domínio corporal, tem uma influência direta com aprendizado escolar. Geralmente, crianças com bom domínio corporal, boa imagem motora e que exploram suas habilidades corporais, melhoram a sua auto-estima, sua auto-confiança e consequentemente isso reflete positivamente no rendimento escolar.

A faixa etária pré-escolar, que pode chegar até os 7 anos, é a idade em que a criança está mais apta para receber e assimilar os estímulos, tanto motores como intelectuais. Por isso crianças que tem estimulação positiva nesta idade, muito possivelmente, serão adultos com bom desenvolvimento motor, dinâmicos, ponderados, sociáveis, enfim pessoas de bom senso. Além disso, o Judo consegue interferir no caráter do praticante, uma vez que esta arte tem sua filosofia voltada para o bem estar físico, mental e social.

O Judô também auxilia àquelas crianças que são extremamente tímidas e tem dificuldade de socialização. Apesar de ser uma modalidade individual, o Judo prioriza o trabalho em grupo, a amizade e a disciplina. O Judo, neste caso, deve ser usado como um meio para desenvolver a criança, tendo como objetivo final vencer a timidez e melhorar os relacionamentos.

O judô traz benefícios para as crianças e adolecentes, proporcionando um desenvolvimento físico, psíquico e social de forma integrada:

  • Desenvolve habilidades e capacidades específicas do aluno;
  • Prepara os jovens para uma convivência harmônica em seu ambiente social;
  • Estimula o interesse pela competição sadia;
  • Desenvolve o educando como um todo.

O judô tem por objetivo, não só a preparação técnica dos alunos, mas também trabalhar de uma forma pedagógica por uma visão holística, adaptada aos moldes de uma educação ocidental.

Para as crianças a prática do judô contribue para:

  • Controle muscular;
  • Aperfeiçoamento do reflexo;
  • Desenvolvimento do raciocínio;
  • Equilíbrio mental;
  • Reforço do caráter e da moral;
  • Fortalecimento da auto-confiança;
  • Respeito aos companheiros.

Oficina de ballet

Além da leveza, graciosidade e disciplina a oficina de ballet na escolinha oferece muitos benefícios para as bailarinas, tais como:

  • Trabalho físico e mental: O Ballet é capaz de manter o corpo e a mente em constante movimento, enquanto o trabalho físico é executado;
  • Coordenação Motora: Os exercícios trabalhados em aula fazem com que a criança desenvolva uma boa coordenação motora;
  • Imaginação criatividade e arte: A criança tem a oportunidade de entrar em contato com a arte, música clássica, histórias e figurinos, trabalhando a criatividade relacionada aos contos de fadas;
  • Consciência Corporal: A criança começa a adquirir consciência da capacidade dos movimentos que o corpo pode executar. Esta consciência é adquirida a partir dos exercícios da aula de Ballet;
  • Desenvoltura Rítmica: Os movimentos executados vão de acordo com o ritmo das músicas colocadas na aula. Com isso, a aluna adquire musicalidade;
  • Flexibilidade: O alongamento, os exercícios e demais movimentos praticados na aula fazem com que a que a aluna adquira e trabalhe a flexibilidade do corpo, aumentando e facilitando a capacidade de executar os movimentos da técnica clássica;
  • Fortalecimento da Musculatura: A aluna de Ballet, começa a adquirir o fortalecimento da musculatura a partir do alongamento, dos exercícios e da prática dos movimentos passados em aula.

Culinária

A oficina de culinária tem por objetivo principal favorecer e estimular a criança quanto a alimentação saudável, a origem dos alimentos e seu preparo. Oferecer de forma lúdica às crianças, atividades que envolvam os alimentos e reforcem suas características nutricionais, através do manuseio e observação de cores, formas e sabores diversos; Unir-se à família como aliada na criação de hábitos alimentares saudáveis; Aprender o poder nutritivo dos alimentos (vitaminas, carboidratos, gorduras, etc.) Levar receitas e hábitos alimentares novos para a família.

Objetivos específicos:

  • Trabalhar de formas multidisciplinares diversos conteúdos escolares;
  • Elevar a auto-estima do aluno (sentir-se útil ao preparar uma receita);
  • Trabalhar em equipe (aprender e respeitar as regras de convívio);
  • Aprender bons modos à mesa (mas nada substitui a família);
  • Transmitir a aprendizagem de sala de aula para os familiares;
  • Aprender a experimentar.

Hábitos de Higiene:

  • Ensinar e seguir algumas normas de segurança e higiene na preparação dos alimentos.

Coordenação Motora:

  • Proporcionar atividades como misturar, bater, picar, enrolar, abrir embalagens, etc. desenvolvem a coordenação motora.

Jardinagem e Horta

A jardinagem é uma oportunidade ótima para as crianças terem contato com a natureza, aprenderem a cultivar hortaliças como alimento e conscientizar da importância de saborear um alimento saudável e nutritivo. Tudo isso, brincando e utilizando materiais reciclados.

O cultivo da horta permite que o aluno conquiste seu espaço, participando e acompanhando os ciclos, processos e dinâmicas naturais. Estimula a consciência para a preservação ambiental, oferece oportunidade para a compreensão da interelação e interdependência dos organismos. Por meio da horta escolar desenvolvem-se conhecimentos e habilidades que estimulam os alunos a produzir, descobrir, selecionar e consumir alimentos saudáveis.

A prática da jardinagem e cultivo da horta permite o trabalho integrado com diferentes áreas do conhecimento, saberes e atitudes. Objetiva-se favorecer o contato com a terra, a experiência da semeadura, cuidado e colheita, autonomia, responsabilidade, consciência a cerca da alimentação saudável e trabalho coletivo.

Teatro

Jogos teatrais permitem que as crianças aprendam e desenvolvam a linguagem corporal

Trabalha com todos os estímulos cognitivos e essencialmente com a criatividade da criança, a partir das propostas de jogos e atividades que amplificam a visão sensível e comunicativa do aluno. O teatro infantil surge nesta etapa como uma representação lúdica e simbológica, voltado para a comunicação da criança com a família, com os amiguinhos e com principalmente com seu potencial expressivo.

Nas aulas de teatro infantil os alunos são estimulados a desenvolverem sua criatividade através de jogos teatrais direcionados especialmente ao reconhecimento do potencial individual e da condição de amplificação do relacionamento coletivo. Todas as dinâmicas visam uma integração da criança no social e também um reconhecimento do seu potencial e da sua individualidade criativa.

Há uma introdução ao universo teatral e também na comunicação de forma geral e o aluno descobre neste curso todas as possíveis vertentes comunicativas que poderá desenvolver em sua existência.

É ideal para o desenvolvimento, tanto motor, como cognitivo, além do expressivo (corpo, voz e expressão).

Inglês

A proposta da terceirização das aulas de Língua Inglesa visa oferecer aos alunos da Educação Infantil condições de aprendizado e treino do vocabulário e estruturas básicas na língua estrangeira.

Para maximizar, dinamizar o aprendizado e colher resultados satisfatórios, serão utilizados vários recursos áudio-visuais e lúdicos seguindo uma proposta na qual os alunos construam o conhecimento de maneira divertida e natural.

Material:

Será utilizado um livro didático, próprio da Escola Let’s Study.

Conteúdos:

Serão de acordo com o cronograma da Escola seguindo alguns conteúdos básicos: cores, corpo humano, animais, roupas, números, meis de transporte, natureza.

A Escola Ser Feliz em parceria com a Escola de Idiomas Let’s Study oferece aos alunos aulas cheias de atividades e novidades. As atividades serão sempre relacionadas com o projeto anual da escola.

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